A primeira missão do IPV é garantir o acesso a educação e formação superior de excelência, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, promovendo a conceção e implementação de projetos inovadores, socialmente relevantes, assumindo-se como agente de intervenção social, de transformação tecnológica, de qualificação das comunidades, de sustentabilidade e de internacionalização. Assim, impõe-se o Eixo Estratégico A – Educação e Formação.
A oferta formativa do IPV, distribuída pelas suas cinco escolas (ESAV, ESEV, ESTGL, ESTGV e ESSV), integra atualmente cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados e pós-graduações nas áreas das Ciências Agrárias e Veterinárias, Educação, Comunicação, Desporto, Artes, Tecnologia, Engenharia, Gestão e Saúde.
Objetivos Estratégicos
A1– Adequar a oferta formativa a necessidades emergentes
A2– Melhorar os processos de captação de estudantes
A3– Impulsionar a cultura de inovação pedagógica
A4– Promover o sucesso e o bem-estar dos estudantes
Objetivos operacionais | Descrição da ação | Metas 2025 | Metas 2030 |
---|---|---|---|
Atualizar a oferta formativa | Melhoria contínua da oferta formativa, induzida pelo sistema interno de garantia da qualidade, visando a excelência |
|
|
Propor novas formações | Resposta a necessidades emergentes de formação e a alterações do Regime Jurídico do Ensino Superior através da disponibilização de nova oferta formativa |
|
|
Desenvolver programas de educação ao longo da vida | Oferta de formação orientada para as necessidades e/ou exigências de adequação a novos paradigmas, das pessoas, das instituições e das empresas (educação personalizada) |
|
|
Objetivos operacionais | Descrição da ação | Metas 2025 | Metas 2030 |
---|---|---|---|
Envolver a comunidade académica na divulgação nacional e internacional da oferta formativa | Participação dos estudantes, associações de estudantes, alumni, pessoal docente e pessoal técnico, administrativo e de gestão na divulgação da oferta formativa do IPV |
|
|
Cooperar com entidades externas para a atração de novos estudantes | Envolvimento de escolas, empresas e outras instituições parceiras nacionais e internacionais no incentivo à valorização profissional a partir da formação disponibilizada pelo IPV |
|
|
Fidelizar estudantes do IPV | Acompanhamento do percurso profissional dos diplomados, incentivando a continuidade dos estudos no IPV para atualização |
|
|
Objetivos operacionais | Descrição da ação | Metas 2025 | Metas 2030 |
---|---|---|---|
Adotar novas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação | Mobilização dos resultados da investigação em Educação e em outras áreas do conhecimento para a melhoria das aprendizagens dos estudantes |
|
|
Promover momentos de diálogo e partilha potenciadores de transdisciplinaridade | Envolvimento nos processos e contextos de ensino e aprendizagem de instituições parceiras, empresas, entidades empregadoras e alumni |
|
|
Requalificar equipamentos e recursos pedagógicos do IPV | Desenvolvimento de centros de recursos, salas de estudo e equipamento para formação e investigação aplicada |
|
|
Objetivos operacionais | Descrição da ação | Metas 2025 | Metas 2030 |
---|---|---|---|
Incrementar uma política de acolhimento e integração dos novos estudantes | Sistematização de boas práticas de integração de estudantes com vista à construção de uma sociedade resiliente e inclusiva |
|
|
Reduzir o abandono | Implementação de medidas destinadas a reduzir o abandono e a promover o sucesso e o bem-estar dos estudantes |
|
|
Acompanhar o percurso dos diplomados | Reforço da empregabilidade dos diplomados do IPV na sua área de formação apoiado na monitorização do processo de transição academia | atividade profissional |
|
|