EIXO ESTRATÉGICO A

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DE AGRÁRIA

A primeira missão do IPV é garantir o acesso a educação e formação superior de excelência, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, promovendo a conceção e implementação de projetos inovadores, socialmente relevantes, assumindo-se como agente de intervenção social, de transformação tecnológica, de qualificação das comunidades, de sustentabilidade e de internacionalização. Assim, impõe-se o Eixo Estratégico A – Educação e Formação.

EIXO ESTRATÉGICO A- Educação e Formação

A oferta formativa do IPV, distribuída pelas suas cinco escolas (ESAV, ESEV, ESTGL, ESTGV e ESSV), integra atualmente cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados e pós-graduações nas áreas das Ciências Agrárias e Veterinárias, Educação, Comunicação, Desporto, Artes, Tecnologia, Engenharia, Gestão e Saúde.

Objetivos Estratégicos

A1– Adequar a oferta formativa a necessidades emergentes
A2– Melhorar os processos de captação de estudantes
A3– Impulsionar a cultura de inovação pedagógica
A4– Promover o sucesso e o bem-estar dos estudantes

Objetivo Estratégico

A1.Adequar a oferta formativa a necessidades emergentes

Objetivos operacionais Descrição da ação Metas 2025 Metas 2030
Atualizar a oferta formativa Melhoria contínua da oferta formativa, induzida pelo sistema interno de garantia da qualidade, visando a excelência
  • Atualizar 40% da oferta formativa do IPV
  • Atualizar 60% da oferta formativa do IPV
Propor novas formações Resposta a necessidades emergentes de formação e a alterações do Regime Jurídico do Ensino Superior através da disponibilização de nova oferta formativa
  • Oferta de 1 Doutoramento
  • Oferta de 10 Mestrados
  • Oferta de 6 Licenciaturas
  • Oferta de 10 CTeSP
  • Parceria com o Plano Nacional das Artes (PNA) – 1 Programa de Unidades Curriculares optativas ligadas à Cultura e às Artes
  • Oferta de 3 Doutoramentos
  • Oferta de 5 Mestrados
  • Oferta de 4 Licenciaturas
  • Oferta de 5 CTeSP
  • Oferta de 4 ciclos de estudo partilhados no âmbito da EUNICE
Desenvolver programas de educação ao longo da vida Oferta de formação orientada para as necessidades e/ou exigências de adequação a novos paradigmas, das pessoas, das instituições e das empresas (educação personalizada)
  • Oferta de 2 programas de Formação PRR Impulso Jovens STEAM e Impulso Adulto
  • Oferta de 5 Pós-graduações, cursos breves (formação contínua)
  • Criação de 1 Gabinete de Gestão Académica do IPV
  • Oferta de 1 programa de eventos científicos, culturais e artísticos
  • Oferta de 1 programa de cursos breves orientados para educação personalizada
  • Oferta de 2 ciclos de estudo partilhados no âmbito da EUNICE


Objetivo ESTRATÉGICO

A2.Melhorar os processos de captação e fidelização de estudantes

Objetivos operacionais Descrição da ação Metas 2025 Metas 2030
Envolver a comunidade académica na divulgação nacional e internacional da oferta formativa Participação dos estudantes, associações de estudantes, alumni, pessoal docente e pessoal técnico, administrativo e de gestão na divulgação da oferta formativa do IPV
  • Organização de um evento anual de divulgação da oferta formativa do IPV
  • Criação de um Gabinete de Marketing e Comunicação do IPV
  • Envolvimento das Associações de Estudantes na divulgação da oferta formativa do IPV
  • Organização de eventos nacionais e internacionais de divulgação da oferta formativa do IPV
  • Reforço do envolvimento das Associações de Estudantes na divulgação da oferta formativa do IPV
Cooperar com entidades externas para a atração de novos estudantes Envolvimento de escolas, empresas e outras instituições parceiras nacionais e internacionais no incentivo à valorização profissional a partir da formação disponibilizada pelo IPV
  • Reforço do envolvimento da Rede
    PEPER na valorização da formação
    disponibilizada pelo IPV
  • Participação em eventos nacionais e internacionais relevantes para a divulgação da oferta formativa do IPV
  • Envolvimento da  Associação Académica do IPV nas campanhas de atração de novos estudantes
  • Reforço do envolvimento de toda a comunidade no incentivo à valorização profissional a partir da formação disponibilizada pelo IPV
Fidelizar estudantes do IPV Acompanhamento do percurso
profissional dos diplomados,
incentivando a continuidade dos estudos no IPV para atualização
  • Implementação e otimização das funcionalidades do Portal
    Integrado IPV
  • Criação de um Gabinete de Apoio ao Estudante e aos alumni do IPV
  • Aumento de 15% da taxa de prosseguimento de estudos no IPV (Licenciatura – Mestrado)
  • Inscrição de pelo menos 2% de estudantes/diplomados do IPV em programas doutorais)

Objetivo ESTRATÉGICO

A3.Impulsionar a cultura de inovação pedagógica

Objetivos operacionais Descrição da ação Metas 2025 Metas 2030
Adotar novas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação Mobilização dos resultados da investigação em Educação e em outras áreas do conhecimento para a melhoria das aprendizagens dos estudantes
  • Implementação de 1 programa de atualização pedagógica do pessoal docente e do pessoal técnico, administrativo e de gestão com foco no ensino a distância (e-learning)
  • Aumento de 50% de ações adaptadas aos estudantes, no âmbito da educação inclusiva e equitativa
  • Implementação de 50% na nova oferta formativa nas modalidades de ensino a distância e híbrido (ensino presencial + ensino a distância)
  • Incremento de 5% da literacia na área da sustentabilidade
Promover momentos de diálogo e partilha potenciadores de transdisciplinaridade Envolvimento nos processos e contextos de ensino e aprendizagem de instituições parceiras, empresas, entidades empregadoras e alumni
  • Dinamização de espaços de partilha dos resultados da implementação de práticas pedagógicas inovadoras
  • Aumento de pelo menos 5% do envolvimento em redes institucionais
  • Incremento da mobilidade no âmbito da EUNICE
  • Aumento de 10% da taxa de mobilidade (estudantes, pessoal docente e pessoal técnico, administrativo e de gestão)
Requalificar equipamentos e recursos pedagógicos do IPV Desenvolvimento de centros de recursos, salas de estudo e equipamento para formação e investigação aplicada
  • Incremento da transformação digital Projetos SAMA: i- Portal Integrado ii- Plataforma Integrada de Ensino a Distância
  • Disponibilização de uma sala de estudo IPV 24 Horas
  • Construção do novo edifício ESAV
  • Adaptação das instalações ESEV
  • Requalificação das instalações da ESTGL
  • Disponibilização dos equipamentos e recursos do Centro de Tecnologia e Inovação “STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologias Aplicadas”
  • Requalificação das instalações ESTGV

Objetivo ESTRATÉGICO

A4.Promover o sucesso e o bem-estar dos estudantes

Objetivos operacionais Descrição da ação Metas 2025 Metas 2030
Incrementar uma política de acolhimento e integração dos novos estudantes Sistematização de boas práticas de integração de estudantes com vista à construção de uma sociedade resiliente e inclusiva
  • Envolvimento de pelo menos 5% dos estudantes em programas de mentoria
  • Aumento de 5% do número de estudantes inscritos nas ações de mentoria
  • Aumento de 5% do número de docentes inscritos nas ações de tutoria
  • Aumento de 5% do número de candidaturas de estudantes pertencentes a grupos vulneráveis e sub-representados no Ensino Superior
Reduzir o abandono Implementação de medidas destinadas a reduzir o abandono e a promover o sucesso e o bem-estar dos estudantes
  • Aumento de 3% da taxa de renovação de inscrições dos estudantes do IPV
  • Aumento de 2%/ano do número médio de ECTS concluídos anualmente pelos estudantes inscritos no IPV
  • Adequação da formação às expectativas dos estudantes (70% de resultados de inquéritos ≥3)
  • Aumento de 3% da taxa de renovação de inscrições dos estudantes do IPV
  • Aumento de 2%/ano do número médio de ECTS concluídos anualmente pelos estudantes inscritos no IPV
  • Aumento de 3%/ano do número de diplomados IPV
Acompanhar o percurso dos diplomados Reforço da empregabilidade dos diplomados do IPV na sua área de formação apoiado na monitorização do processo de transição academia | atividade profissional
  • Implementação e optimização das funcionalidades do Portal Integrado IPV – Eixos Empreendedorismo e Empregabilidade – apoiada nos resultados do acompanhamento de um grupo de trabalho envolvendo docentes e estudantes
  • Disponibilização de programas avançados de educação personalizada nas áreas de atuação do IPV e dos parceiros EUNICE